URETROCISTOGRAFIA RETRÓGRADA

Uretrocistografia Retrógrada 


O objetivo da uretrocistografia retrógrada é demonstrar toda a uretra. Dentre vários motivos que levam á indicação do exame, os mais comuns, são para visualização de estenose e obstruções do canal da uretra.

Sabemos que a uretra masculina “passa” por entre a próstata. Sabendo disso, um aumento prostático resulta no estreitamento (estenose), do canal da uretra, dificultando assim, a passagem da urina. Existem outros fatores e indicações, mas praticamente , 90% dos casos, se resultam a isso.
  

                              

Procedimento do exame


Paciente em DD. Coloca-se o paciente com rotação de 30º com a perna flexionada. O pênis deve ficar sobre a coxa flexionada (posteriormente inverter os lados direito e esquerdo). Após realização da assepsia, é acoplada em sua uretra a pinça de Brodney, através da qual deve ser injetado o contraste. 






Com a pinça de Brodney acoplada ao meato externo na uretra, iniciamos a aplicação do meio contraste que pode ser diluído ao soro fisiológico (70-30%). A primeira aplicação (20 ml), é feita para certificar que a pinça está bem acoplada, sem refluir o meio de contraste e também, para dar volume a quantidade total aplicada (uma vez que o contraste tem que chegar até a bexiga).
Com o pênis tracionado, realizamos radiografia da pelve (com visualização de toda uretra) durante a aplicação do contraste (20ml para cada incidência). O orientado é visualizar a uretra em três posições, OAD, AP e OPE.


http://radiologia.blog.br/diagnostico-por-imagem/uretrocistografia-retrogada-saiba-mais-sobre-o-exame




Comentários

Postagens mais visitadas